(41)

(41)

Ventosa para Vidro

A utilidade da ventosa para vidro é incontestável, sendo um produto com larga aplicação nos mais variados segmentos industriais que necessitam desse acessório de fixação. Isso porque a ventosa é feita com um material de alta qualidade, como o PVC, por exemplo, além de ser produzido de acordo com as normas do controle de qualidade que garantem o máximo desempenho desse produto durante toda a sua vida útil.

Ventosa para vidro: O que é e para que serve?

O vidro é um material produzido a partir de uma mistura de matérias-primas naturais, e pode ser utilizado para milhares de objetivos. Esse material pode ter alta durabilidade se passado por processos especiais, entretanto, há empresas que preferem manuseá-los com a ajuda de uma ventosa para vidro, e é exatamente sobre esse componente que iremos falar.

A ventosa para vidros trata-se de um elemento que auxilia no manuseio e transporte das placas de vidro, sendo um dos métodos mais utilizados e seguros que as empresas utilizam para manipulá-los facilmente. O equipamento funciona grudando na placa através da sucção e são totalmente eficientes tanto para o deslocamento vertical, quanto na horizontal.

O formato das ventosas garante que o produto fique ainda mais firme às diferenças de pressão, mantendo o contato da ventosa com a superfície do vidro constantemente, além de distribuir as forças igualmente por toda a estrutura de vidro.

Qual a importância das ventosas para vidro?

Muitos não sabem, mas mesmo se tratando de um componente simples, as ventosas possuem uma grande importância no transporte seguro dos vidros, ainda mais por empresas ou locais onde manuseiam vidros e espelhos diariamente. E sabemos que o manuseio incorreto pode ocasionar em fissuras, ou mesmo na quebra dos vidros.

Quando os operadores utilizam as ventosas, é necessário que ele pressione a contra a placa de vidro, retirando grande parte do ar que estava ali, de modo que a pressão do ar do lado de fora da ventosa fica maior do que a pressão interna. Essa pressão age de forma linear à superfície, de fora para dentro, resultando na fixação mais forte entre a ventosa e a placa de vidro.

Tipos de ventosas para vidros

Atualmente no mercado, é possível encontrar dois modelos de ventosas, que podem ser manuais ou automáticas. Por esse motivo, é sempre importante que você verifique qual delas é mais viável para sua necessidade.

Veja a principal diferença entre ambas:

  • Ventosas manuais: Nos modelos manuais, é possível encontrar pelo menos três tipos: a versão simples, que conta com um ponto de sucção, a versão dupla e a versão tripla. Elas são mais utilizadas em chapas de vidro não muito espessas e nem muito pesadas;
  • Ventosas automáticas: Para placas de vidro mais pesadas, existem as ventosas automáticas, que contam com a ajuda de equipamentos auxiliares para mover ou içar o vidro. Algumas ventosas automáticas também têm capacidade de mover peças que pesam mais de uma tonelada, nesses modelos, existem diversos pontos de fixação.

É sempre válido ressaltar que os modelos das ventosas devem sempre acompanhar os tamanhos e espessuras das placas de vidro, de modo que elas consigam fazer um trabalho totalmente seguro e fixe por completo.

A utilização ou manuseio incorreto da ventosa pode ocasionar rupturas na placa de vidro, diminuindo sua vida útil ou danificando-a por completo. Portanto, é importante seguir as recomendações do fabricante ou consultar equipes especializadas.

Vale lembrar também que, mesmo que a ventosa de vidro apresente fácil manuseio, ela necessita ser de alta qualidade, para assim garantir a fixação completa das placas.

Por isso, para encontrar esse elemento da mais alta qualidade e pelo melhor preço do mercado, pode contar com a Fermaplast, uma companhia que atua há anos no segmento e que oferece um mix de produtos diversificados para atender às principais demandas da sua empresa.

Está buscando por ventosa para vidro?

Conte com a Fermaplast e encontre diversos tipos de materiais para sua empresa. A companhia Fermaplast atua desde 1986 e fornece diferentes acessórios para diversos segmentos da indústria moveleira, hospitalar, equipamentos para academia, brinquedos, equipamentos industriais e muito mais.

Não deixe de entrar em contato para sanar suas dúvidas. Ligue agora e aproveite!